25 de Agosto de 2001, data em que o Hip-Hop e o RnB se apoiaram um no ombro do outro e choraram juntos uma grande perda. Hoje, 25 de Agosto de 2012, 11 anos depois, eles ainda lamentam a dor de um pai que perde sua cria, mas mantém eternamente acesa a alegria e o orgulho dos feitos de seu filho, nesse caso filha. Aaliyah Dana Haughton, simplesmente Aaliyah, ou ainda mais carinhosamente falando ‘Baby Girl’, esse é o nome da filha prodígio que tão cedo partiu.
Nascida nos Estado Unidos, mais precisamente no Brooklyn, em 16 de Janeiro de 1979, Aaliyah acabou se mudando para Detroit. Seu nome é sinônimo de grandeza até no significado, Aaliyah = “the most exalted one”, que em Português significa “a mais exaltada”. Desde pequena ela sempre demonstrou seu gosto por música, chegando a se apresentar em programas de TV.
O “Star Search” (uma espécie de show de calouros nos moldes do programa do Raul Gil) foi o programa que revelou a pequena, quando aos seus 10 anos de idade ela se apresentou cantando “My Funny Valentine”
Em sua curta carreira Aaliyah lançou 3 albuns, “Age Ain’t Nothing but A Number” (1994, pela Jive Records), “One In A Million”(1996, pela Atlantic Records), e “Aaliyah” (2001, pela Virgin Records). Esses três trabalhos foram suficientes para eternizá-la
Além dos 3 álbuns ainda foram lançadas 2 compilações póstumas, "I Cara 4 U" (2002, pela Universal Music) e "Ultimate Aaliyah" (2005, pela Blackgroung). E ao todo foram 26 singles lançados.
Aaliyah também teve 12 de suas músicas em trilhas sonoras de filmes, tendo concorrido ao Oscar de "Melhor Canção Original" e ao Globo de Ouro, na mesma categoria, com a música "Journey To The Past" (trilha de "Anastacia"). Em ambas premiações ela perdeu para Celine Dion e seu (tenebroso) hit "My Heart Will Go On", trilha de "Titanic".
Aaliyah teve a sorte de trabalhar com verdadeiras feras da música, seu primeiro trampo, ainda na adolescência, foi produzido por ninguém menos que R.Kelly, que veio a se tornar seu esposo. O casamento ilegal de Aaliyah com R.Kelly foi um escândalo na época, pois ele tinha 12 anos a mais que ela. Mas o BOOM de sua carreira veio mesmo quando ela conheceu Timbaland e Missy Elliott, com esses dois ela fez uma coleção de hits e o seu nome ecoou ao som de batidas inovadoras e revolucionárias nos 4 cantos do mundo.
Com tanto sucesso na carreira musical a Aaliyah ainda resolveu se arriscar nos cinemas, e deu certo, ela estrelou em 2000 o filme “Romeu Tem Que Morrer”, ao lado de Jet Li. A trilha sonora do filme contava com 3 músicas da Aaliyah, e dessas músicas o hit "Try Again" foi o grande carro chefe.
Um ano depois de sua morte foi lançado o filme “A Rainha dos Condenados”, onde ela encarnava a Rainha dos vampiros.
Antes de falecer, a "Princesa do RnB", ou “Rainha do Pop Urbano” (como também era conhecida) lançou seu terceiro álbum, o “Aaliyah” em 2001. Foi nessa época que Aaliyah viajou para as Bahamas para gravar o vídeo de seu single "Rock The Boat", infelizmente no retorno para casa o jatinho que levava a cantora/atriz caiu no oceano e ela e todas as outras pessoas que estavam no avião morreram. Na perícia foi contatado que o piloto poderia estar sob efeito de Cocaína e álcool e o avião estava sobrecarregado.
Essa pra mim é a mais clássica de todas....