Siga-nos nas redes sociais

Curta a nossa página do Facebook ou siga-nos por Email!




jQuery(document).ready(function(){ if (document.cookie.indexOf('visited=false') == -1) { var fifteenDays = 1000*60*60*24*30; var expires = new Date((new Date()).valueOf() + fifteenDays); document.cookie = "visited=false;expires=" + expires.toUTCString(); jQuery.colorbox({width:"400px", inline:true, href:"#subscribe"}); } });
NOVIDADES
recent

Os 12 Álbuns Que Mais Marcaram Na Minha Vida, Quais Marcaram a Sua?

Essa é obviamente uma lista muito pessoal, não existe aqui o melhor ou pior e sim álbuns que marcaram determinados periodos da minha vida, sem essa de o rap salvou a minha vida e blá blá blá, mas o que eu afirmo, com certeza, é que o rap, a música negra na real, ajudou muito na formação do meu caráter, no meu senso crítico, na sensibilidade, o rap não me salvou mas ele deu um sentido bacana pra minha vida, muitos amigos, aventuras, relacionamentos, eu poderia ficar horas contanto histórias, espero que gostem da minha lista!!



Racionais mc's - Raio X Brasil (1993) (contra-capa)
Eu não sei exatamente quando comecei a ouvir rap, mas meu primeiro contato com algo do rap foi na casa da avó de um sobrinho meu... eu era bem criança, mas lembro de entrar em um quarto e la tinha um vinil, era o do Racionais, Raio X do Brasil, o que mais me chamou atenção foi a contra capa... uns maluco com uma puta cara de mau e um deles ainda segurando uma arma... lembro-me de ficar olhando tentando imaginar como seriam a música daqueles caras... meu pai viu, rapidamente pegou o vinil da minha mão e gritou "Não quero saber de você escutando essas música de vagabundo, de bandido não, viu?" Mal sabia ele o tamanho da curiosidade que ele despertou em mim, uns dias depois eu descobri que um amigo da escola tinha em fita k7, ouvimos no walkman dele e muito pouco tempo depois eu ja sabia cantar "Um homem na estrada" e  "Fim de semana no parque" até de tras para frente rs

Racionais mc's - Rao x do Brasil foi lançado em 1993 pela gravadora Zimbabwe e foi o terceiro álbum dos manos....

Thaíde & DJ Hum - Preste Atenção (1996)
Esse álbum foi o primeiro que despertou a minha curiodidade sobre minhas raizes afros, como não tinhámos acesso à internet na época e na escola pouco se falava sobre o assunto, a música "Afro Brasileiro" foi uma aula pra mim... Fora que praticamente todas as faixas desse álbum são verdadeiros clássicos do rap nacional, Senhor tempo bom, Mó treta, Maladrangem da um tempo pra mim são as melhores faixas...

RPW... Está na Área (1997)
RPW e Doctor mc's foram os meus primeiros contatos com o "Bate cabeça", mas RPW sempre foi o meu preferido... Eu era adolescente, adorava esse lance de maloqueiragem, rebeldia, lembro quando ouvi pela primeira vez a música "Pule ou empurre", aquela molecada pulando e empurrando, lembrei de um show de punk rock que tinha visto de relance passando de onibus, só sei que aquilo me facinou muito na época, passei a acompanhar o RPW sempre que podia, nessa época eu conheci muita gente nova, muitos são amigos até hoje.

Wu Tang - Forever (1997)

Meu primeiro contato com rap gringo foi  com as músicas do cd Dinamite 10/15 anos, acredito que toda a periferia, toda a festinha de quebrada, esse cd era obrigatório rs, enfim, nos meus primeiros rolês de rap eu via a molecada com camisetas, blusas, bombetas, viseiras com aquele símbolo que parecia um "W" e eu não fazia a menor idéia do que seria, uma marca de roupas de rap?? Eu morria de vergonha de perguntar e álguem zoar com a minha cara rs,  engraçado é que eu sempre ouvia tocando os clássicos do wu tang (lançamentos na época) nas festas... mas só não sabia que aquelas músicas tinham haver com as camisetas, acabei descobrindo sem querer quando um amigo me mostrou uns cd's na bolsa dele e colocou pra gente ouvir no discman, ele não deixava ninguem tocar no cd pq era "Original"... "Porra, céloco? Essa porra além de ser original é duplo mano!!" Passei um bom tempo achando que o Forever era o primeiro álbum do Wu tang rs, mesmo sem entender absolutamente nada do que os caras cantavam eu conseguia sentir na música, Wu tang Forever foi um divisor de águas pra mim, a partir dele conheci Cypress Hill, House of Pain, Funkdoobiest, entre outros....




Eu ja ouvia Fugges, obvio, tinha músicas deles nas coletâneas Dinamite rs, mas esse álbum me fez despertar uma paixão imensa pelo R&B, a forma como a Laurin Hill conduzia cada faixa... misturas de R&B e rap, eu não consigo eleger a melhor música desse álbum até hoje, esse cd eu tive "Original", ja embalou noites e noites com as namoradinha da época, através desse álbum eu sem querer conheci diversos outros artistas da cena "Slow Jam" americana, conheci o programa da extinta rádio RCP chamado "Slow Motion", tive quase todos os cd's na época, hoje tenho uns 4 back ups dos mp3, pra você ver o carinho que tenho rs...Ainda me pego ouvindo esse álbum da Laurin Hill, infelizmente ela não conseguiu repetir a fórmula que vez esse álbum se tornar um fenômeno.


RZO - Todos são manos (1999)

Conheci o som da Rapaziada da Zona Oeste nas quermesses de quebrada, ouvia "O trem" e imaginava cada cena, como num filme, pra mim, depois de Racionais, RZO é o melhor grupo de rap nacional, lembro quando meu mano Dj Negro Rico foi tocar pra eles... eu sempre colava nos shows, "Todos são manos" é hino, essa parada de dar salves pra cada quebrada sempre achei muito louco, sem falar que citam o role "Madeiriti" que foi ícônico pra rapaziada aqui da região na época.. só faltou falar da Concha acústica (alias o Dj Cia tocou muito la), é induscutível que esse é um dos melhores álbuns de rap nacional ja feitos...




No começo dos anos 2000 ja havia os grupos "underground", mas o Pentágono foi sem dúvidas o grande diferencial daquela época, Pentágono trouxe uma músicalidade sem igual pro cenário nacional, a primeira vez que ouvi eles foi no site bocada forte, não tinhámos youtube naquela época ainda, quando ouvi "Abre alas" ja via que esse grupo tinha um grande potencial, tanto que fizeram um estardalhaço com esse álbum de estréia...



Esse é o segundo trampo dos caras, mas pra mim é o mais significativo, os fãs ainda sonham em ver esse trio juntos novamente, Little Brother sem dúvidas inovou no jeito de fazer rap, as produções de 9th wonder que tem a sensibilidade de consguir mesclar o pesado e suave no mesmo álbum, as rimas e o flow de Phonte e Rapper big pooh fazem deles um grupo íconico, dificil escolher a melhor faixa desse álbum mas sem dúvidas, pra mim, Lovin It e Cheatin são as mais marcantes.



Esse projeto une Phonte (ex Little Brother) e o produtor ZO!, Os caras simplesmente pegaram grandes sucessos dos anos 80 da cultura pop e fizeram versões R&B delas, não me lembro em que momento descobri esse álbum, ja tem uns anos, mas é um trampo que sempre me pego escutando, quem não conhece, precisa ouvir!!


Soul ID - Sex, Love & Philosophy (2007)

Soul Id é uma banda formado por integrantes vindo de diversas culturas diferentes, tendo integrantes vindos da Bélgica, Congo, Burundi e Ruanda, eles definem seu estilo músical como "Soul Afropean".
Uma velha amiga me apresentou esse álbum, na época eu ja era um grande viciado em R&B e me apaixonei por esse álbum, só quem realmente curte o estilo conhece o trampo dessa banda, Sex, Love & Philosophy é um lindo álbum de ponta e recomendo e muito que vejam o Vídeo "Love of my life", o vídeo fala com o amor nçao distingue raças... é bem legal.


Familia 4 vidas apresenta: Umarco & Sem Grana - Sempre Sou Suspeito (2007)

Pô Euler, mas ta fazendo jabá pros seus amigos? De forma alguma, esse álbum me marcou profundamente pelo fato da minha fase "mc", entrei no grupo depois que esse álbum saiu e sai antes do próximo, mas nesse meio tempo foi uma experiência incrivel, os shows, as risadas, os venenos, as aventuras... fora que esse álbum realmente é muito bom! O que seria uma parceria entre meus manos Umarco e Sem Grana acabou se transformando num grupo..

Rage Against The MachineRage Against The Machine (1992)

Deixei esse por último, mas de forma alguma é menos importante, conheci o Rage Against  the Machine na época da escola, um amigo meu, roqueiro me apresentou, olhei o cd e na hora torci a cara, "Po mano eu curto rap, não rock!" Mas acabei pegando o cd emprestado e viciei! Nessa época a pixação estava em alta, o skate... o pessoal do rap se identificava muito com o pessoal que curtia punk rock... nas festinhas de quebrada era uma parada bem mista, eram duas tribos que se davam muito bem juntos, e quando rolava "killing in the name" nas festas era a mesma coisa que tocar Shimmy Shymmy Ya... a pancadaria rolava solta! Foi uma época marcante (a mesma que eu descobri o RPW) e sem dúvidas um álbum marcante!
Unknown

Unknown

Tecnologia do Blogger.