Siga-nos nas redes sociais

Curta a nossa página do Facebook ou siga-nos por Email!




jQuery(document).ready(function(){ if (document.cookie.indexOf('visited=false') == -1) { var fifteenDays = 1000*60*60*24*30; var expires = new Date((new Date()).valueOf() + fifteenDays); document.cookie = "visited=false;expires=" + expires.toUTCString(); jQuery.colorbox({width:"400px", inline:true, href:"#subscribe"}); } });
NOVIDADES
recent

5º Elemento: Projeto "Hip Hop Educação para a Vida" encerrou seu 1º ano de atividades comemorando a participação de 9 mil alunos e educadores!

Clique na imagem para ampliar
 Depois de percorrer por 18 escolas municipais de Belo Horizonte, contemplando 9 mil alunos e educadores, o projeto “Hip Hop Educação para a vida” encerra seu primeiro ano de atividades. Idealizado e realizado por Hudson Carlos de Oliveira, o rapper Ice Band, o projeto tem por objetivo utilizar a cultura do hip hop como instrumento para mediação de conflito na comunidade escolar.

O show de encerramento aconteceu no dia 6 de junho, no Teatro Dom Silvério, com entrada franca. Na ocasião, as rimas do hip hop ganharam potência com as bases eletrônicas. A programação incluiu o lançamento de CD – com o rapper Ice Band e os convidados dos grupos Crime Verbal e Elemento.S – e do videoclipe da música Notícias do Brasil, produzido pelos alunos da oficina de vídeo ministrada pela ONG "Favela é Isso Aí" para moradores do aglomerado da Serra, dentro do projeto do Fundo da Infância e Adolescência e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.
“Tivemos uma aceitação muito boa. Os meninos gostam que se estabeleça diálogo com eles na linguagem deles. O que estamos desenvolvendo dentro das escolas tem tocado crianças e educadores”, comemora Ice Band. Ice Band parte da própria experiência de vida para contar aos alunos como se envolveu com a criminalidade e a delinqüência na juventude e superou o histórico de violência em favor da vida, por meio da arte e do envolvimento com movimentos sociais e culturais.

O rapper enfatiza a busca da sociedade por alternativas que garantam a segurança nas escolas, como a instalação de detectores de metais e o patrulhamento escolar. “Os próprios professores vivem momento de tensão com seus alunos. O projeto mostra que estamos juntos com toda essa comunidade escolar, que tenta buscar outras formas de mediação de conflito. A educação para vida se faz necessária neste momento”, completa.

O projeto é uma realização do Centro de Referência Hip Hop Brasil, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Segundo Ice Band, as ações do projeto terão continuidade no segundo semestre. A intenção é ampliar a área de atuação do “Hip Hop Educação para a vida” e chegar à esfera estadual, por meio de parcerias entre o projeto e as Secretarias de Estado da Educação e de Defesa Social. Enquanto isso, o contato com alunos e educadores continua nas redes sociais e até mesmo em conversas por telefone. “Criamos um vínculo para mediação do conflito através da cultura do hip hop”, constata Ice Band.
Clique na imagem para ampliar


Mais informações

Ice Band

Hudson Carlos de Oliveira mora no Aglomerado Serra e desenvolve trabalho autoral desde 1989. Em 2006, lançou o CD independente Experimentando Ideias, com oito faixas. O trabalho conta com a participação de jovens em situação de risco social, reunidos pelo projeto "Os Sobreviventes", do qual é idealizador, e do convidado especial, o rapper Blitz (Crime Verbal). Ice Band parte de sua própria experiência - como um sobrevivente da guerrilha urbana dos anos 80 na Serra - e conta como trocou a arma pelo microfone.

Crime Verbal

O grupo Crime Verbal foi fundado em 21 de fevereiro de 2001, no Taquaril, região Leste de Belo Horizonte, em conversa entre Blitz e Black Hidra. O Crime: fala sobre o cotidiano das periferias do país, sem fazer vistas grossas ao que acontece. O verbal: é transformar a história de vida do povo em rimas diretas que provocam reflexão. Já passaram pelo grupo Binho, Carol, Rapper Mun, Drak, mina Kika, Agatha, Jamanta. Hoje a atual formação conta com os MCs Blitz e Daniel e o DJ Tickem. As influências vão de África Bambataa, Koul Herc, Cirurgia Moral, Zafrica Brasil, Thaide dj hum, Cypress Hill a Bone.

Elemento.S

Júlio César Souza Naves, o rapper T-Julim, fundou em 2000, na Região Noroeste, o grupo Elemento.S para relatar as repressões sociais que os jovens de periferia enfrentam no dia-a-dia. O grupo é composto por ele, Budog MC, Pqna MC e DJ Edd e tem se destacado no hip hop mineiro e nacional pela qualidade do trabalho apresentado. As letras, contra o preconceito social, denunciam a desigualdade e o desrespeito contra a população negra e favelada. O Elemento.S recebeu premiações em duas categorias do Hip Hop In Concert 2008, em BH, e foi indicado ao concorrido Prêmio Hutúz, no Rio de Janeiro, ficando entre os cinco finalistas.

Centro de Referência Hip Hop Brasil

Associação não-governamental, sem fins lucrativos, o CRH2B foi fundado oficialmente no dia 02 de março de 2009, com o objetivo de promover, estimular, divulgar e fomentar a cultura Hip Hop em Minas Gerais, bem como sua articulação com outros Estados da Federação. Além de promover o intercâmbio de experiências, a entidade está capacitada para reunir e documentar as diferentes iniciativas de artistas, coletivos, posses e organizações afins, assim como estimular a produção deles. O CRH2B desenvolve próprios projetos, e realiza parcerias, para possibilitar estudos, pesquisas e trocas de experiências que verdadeiramente dimensionem a importância desse movimento de periferia para toda a sociedade.

Desenvolve o projeto Os Sobreviventes, de atenção a crianças e adolescentes em risco social, no Aglomerado Serra, o ciclo de palestras Hip Hop – Educação para a vida, em escolas públicas, penitenciárias e centros de recuperação de menores em conflito com a lei, participa de eventos de articulação e promoção do hip hop e outras categorias artísticas, como Duelo de MC's, Poesia na Praça 7, Terças Poéticas, Periferia Criativa, entre outros.

Em outubro de 2009, fundou o Cineclube Sabotage, em parceria com a Oficina de Imagens, em projeto beneficiado pelo Governo Federal, no bairro Taquaril. A entidade também desenvolve o Programa de Facilitação do Acesso à Cultura, em que possibilita aos artistas do hip hop interagir com outras artes, através do qual promoveu visita de 30 jovens e adultos ao Inhotim – Centro de Arte Contemporânea, em janeiro deste ano. Em 2010, realizou ainda o 1º Seminário de Formação Política, com 25 participantes, todos eles artistas, articuladores e mediadores de conflito em diferentes bairros de periferia da cidade.

O Centro de Referência Hip Hop Brasil conta com o apoio de instituições privadas e governamentais como a Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Estado de Defesa Social, Favela é isso aí, Oficina de Imagens, Avesso Filmes, entre outros.

Informações sobre o projeto:

hiphopeducacaoparaavida.blogspot.com

No twitter: @hiphopeducacao

Contato para entrevfistas:

Hudson Carlos – Ice Band – (31) 3284-9211/8684-9052

Coordenador do projeto Hip Hop Educação para a Vida e diretor do Centro de Referência Hip Hop Brasil

Fonte: Segs.com
Loko do Cerrado

Loko do Cerrado

Tecnologia do Blogger.